Ativos Naturais
Agora você tem a oportunidade e uma opção segura de investir na preservação de florestas tropicais! Garantindo que estas sejam protegidas, regeneradas e valorizadas.
Ao mesmo tempo que protege e contribui com a regeneração destas florestas, você participa da estruturação de Investimentos em Ativos Naturais, tais como:
– Carbono Vivo, isto é, ativo em forma de floresta; – Toda a Água que esta área abriga, protege e filtra; – Toda a Biodiversidade que ela abriga e todo seu valor intangível e tangível, como fonte de novos fármacos, alimentos, materiais etc.
Cenários para Evolução do Valor dos Ativos Naturas na próxima Década.

Para além do Crédito de Carbono, a BYOCoin traz o conceito de Carbono Vivo, isto é, novos estoques de carbono formados com florestas nativas em crescimento. Ou seja, não se trata de um crédito de carbono genérico, e sim de carbono que cumpre funções ecológicas como habitat de espécies silvestres; promove a regulação do clima e protege recursos hídricos.
A medida que os efeitos das mudanças climáticas se tornam mais evidentes, as pressões aumentam por atividades de baixa emissão e ações de compensação, sequestro e não emissão de carbono. Regulações que exigem a compra de Créditos de Carbono ou Certificados de Compensação se consolidam em todo o mundo. A demanda por estes serviços serão crescentes. Essa valorização impactará positivamente no valor da BYOCoin, pois cada moeda emitida representa o sequestro de, em média,10 Toneladas de Carbono a cada 10 anos. E não apenas isso, a restauração registrada nas coordenadas geográficas de cada cripto acontecerá com a formação de novas matas e florestas. Este trabalho será monitorado e verificado em indicadores de serviços ecossistêmicos, por entidades independentes, e vão além de um simples mercado de carbono. Além disso, integramos a restauração de novos territórios com estratégias de produção a longo prazo de ativos florestais madeireiros e não madeireiros, com planos de manejo cuidadoso para manter os benefícios à biodiversidade local. Criamos assim um ciclo virtuoso de renda para os proprietários de terras.

Água Efetiva significa a água que se infiltra para cursos d’água, lençóis freáticos e aquíferos. Ou seja, não é diretamente a água que chove e, sim, a água retida no solo e que alimenta os ciclos hidrológicos regionais.
Os cenários de escassez de água para as próximas décadas criarão impactos graves em várias regiões do mundo. O preço da água tratada tem aumentado de forma vertiginosa na última década, desde o valor cobrado pelo metro cúbico até a garrafinha de 500 ml. Em muitos lugares, o litro da água já está mais caro que o litro da gasolina e o cenário tende a se agravar. Cada BYOCoin, em média, no estado de São Paulo protegerá 13 milhões de litros de água em 10 anos. A escassez gerará alta no valor que a água atingirá nas próximas décadas e impactará positivamente no valor e na importância da BYOCoin.

Quantas espécies vegetais e animais serão protegidas pelas novas áreas restauradas pela BYOCoin? Quantas e quais espécies ameaçadas de extinção terão novas áreas de habitat para se abrigar e prosperar? O Índice NOEX da BYOCoin mede esses dados e indica a função de prevenção de extinção que cada ecopiece exerce.
O mundo está imerso no sexto evento de extinção em massa já ocorrido no nosso planeta. O primeiro deles causado por uma única espécie, os humanos. A biodiversidade é promotora de diversos serviços ambientais e a sua perda os interrompe e extingue em diversos pontos do planeta. O que cria gastos extras para restaurá-los ou para administrar os impactos causados pela sua ausência. Por outro lado, novos fármacos, alimentos e materiais podem ser produzidos a partir da espécies naturais ainda pouco conhecidas. Estes dois fatores ampliam a visão da biodiversidade como um ativo e promovem sua valorização contínua, pois quanto mais raro um elemento, mais valioso ele se torna. Cada BYOCoin protege uma área definida – registrada em seu código – de floresta tropical e toda a vida que ela abriga. Ela se torna assim um mecanismo eficaz de promoção da vida e de prosperidade.
Desafios Ambientais da Atualidade

Expressão criada pelo biólogo Eugene F. Stoermer e popularizada pelo vencedor do prêmio Nobel de química de 1995, Paul Crutzner, foi adotada pela ciência para definir a Era atual, onde o ser humano deixou uma marca inquestionável em todo o planeta. Atualmente, 7,8 bilhões de pessoas formam a civilização moderna, causando problemas graves na Terra, devido às atividades predatórias e poluentes em uma proporção que os ciclos naturais não conseguem absorver e dissolver. Como resultado, temos ameaças à própria existência no planeta, como descrevemos ao lado.

Com uma economia baseada na queima de combustíveis fósseis, a sociedade moderna alterou a composição da atmosfera devido à emissão massiva de gases do efeito estufa, que poluem e aceleraram o aquecimento terrestre. As mudanças que estão em curso colocam a atual civilização numa rota de problemas graves, que afetam a todos, como: elevação do nível dos mares, derretimentos das calotas polares, desertificações, mudanças de padrões de chuvas, escassez de água limpa e extinção de espécies. Mudar a matriz energética e restaurar ambientes naturais, sobretudo florestas, capazes de manter o equilíbrio do clima e ciclos de água doce ativos e saudáveis, é uma das tarefas mais urgentes de nosso tempo.

O sexto evento de extinção em massa, pelo qual passa o planeta terra, será o primeiro causado pela ação de uma única espécie, os humanos. Os animais também estão sendo pressionados pelas mudanças climáticas, a alteração dos regimes de chuva e a desertificação de grandes áreas. Além disso, enfrentam a perda sistemática de habitat, a caça, a superexploração pesqueira dos oceanos, mortes constantes por atropelamento em rodovias. Todos estes fatores estão levando inúmeras espécies ao limite: 40% da fauna terrestre sumiu nos últimos 30 anos. Muitas espécies, como os tigres, por exemplo, têm apenas 3% da população estimada no início do século passado. As florestas tropicais são os grandes Hotspots de biodiversidade e abrigam a maior parte das formas de vida do planeta. Preservá-las é prevenir extinção.

Apesar de 2/3 da superfície do planeta serem cobertos por água, apenas 0,3% desta água é doce e está em estado líquido na superfície, ao alcance do uso humano. Ou seja, a água potável sempre foi escassa. Contudo, agora com 7,8 bilhões de pessoas no planeta, todas as atividades industriais, de agropecuária e de consumo direto consequentes agravam essa escassez. Some-se a isso, a poluição sistemática dos rios, lençóis freáticos e aquíferos e a ruptura de ciclos hidrológicos complexos associados ao desflorestamento. As Florestas Tropicais estão tão intimamente associadas às chuvas e aos ciclos hidrológicos que são conhecidas como Rain Forest. Assim, escolhemos dedicar nossas vidas em restaurá-las.